Baixa procura da população por vacina contra o sarampo preocupa a Secretaria de Saúde

A baixa procura pela imunização contra o sarampo no Acre tem preocupado a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Mesmo com o Dia D de Vacinação, ocorrido no último sábado, 19, em todo o país, foram poucos os números de crianças vacinadas na maior parte das cidades acreanas.

A meta é vacina ao menos 95% do público-alvo desta etapa, que são crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de vida. Porém, devido a pouca procura às Unidades Básicas de Saúde (UBS), no geral, o Acre ainda está longe de alcançar esse resultado.

Segundo dados repassados pela Sesacre, ainda faltam mais de 13 mil crianças menores de 1 ano a serem vacinadas. Até agora, o índice de imunização no estado representa uma taxa de pouco mais de 70 % da meta.

A preocupação das autoridades fica por conta de algumas doenças que já estavam eliminadas da sociedade começam a retornar, por falta de imunização precoce. Em estados da região sudeste, o sarampo já começar a deixar vítimas fatais. De acordo com os profissionais de saúde, a única forma de combater a doença é com a vacina.

Meta alcançada

Apesar de números preocupantes, duas cidades do Acre já saíram na frente com relação ao índice de vacinação contra o sarampo, são elas: Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia. Ambos os municípios já alcançaram 100% de vacinação do público-alvo. Ainda assim, todas as Unidades de Saúde continuam a disponibilizar a dose da vacina.

Compartilhar