Atualização de ferramentas digitais auxilia transformações no sistema de ensino
Entre as mudanças na área da educação, impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, estão a substituição de aulas presenciais pelo ensino a distância. No entanto, o uso desse modelo pelas instituições não é feito somente em caráter de urgência, mas, também, como uma opção para se adequarem a um cenário de ensino cada vez mais digital.
Assim como já ocorre em outros segmentos – como telemedicina e no streaming – o meio digital pode contribuir para a otimização de tempo e deslocamento, possibilitando a redução de custos – tanto para os alunos, quanto para as instituições de ensino – além do aumento da capacidade de atendimento, dentre outras vantagens.
A tecnologia contribui, ainda, para que as aulas remotas ocorram, assim como aconteça a colaboração no ensino-aprendizagem e a realização de avaliações fora do espaço pedagógico. Tudo isso de forma segura e com comodidade.
“No período de digitalização que o mundo está passando, as instituições de ensino ainda estão um pouco atrasadas, mas o mundo caminha para isso”, opina Pedro Paulo Alves, diretor executivo da Faculdade Impact de São Paulo, instituição que há dois anos mudou o sistema de aplicação de provas para uma plataforma digital, visando se adequar à nova demanda de mercado. “Nós usamos o Vestibular Online há, aproximadamente, dois anos. Entendemos que a plataforma é fundamental, pois melhorou a dinâmica na forma que os alunos fazem a prova”, complementa o diretor.
O Vestibular Online é apontado por gestores da área educacional como solução para as instituições de ensino se reinventarem, por oferecer facilidade e comodidade na aplicação de processos seletivos. “Neste momento, a maior vantagem é permitir que a instituição não pare a sua captação e o candidato tenha a flexibilidade de poder fazer a prova de onde estiver”, afirma Joyce Guedes, diretora do Vestibular Online.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil