Alguns candidatos voltaram a discutir a aplicação da ideologia de gênero nas escolas de educação infantil no debate ocorrido na noite deste sábado, 7, transmitido pela TV Gazeta. Roberto Duarte (MDB) e Jamyl Asfury (PSC) declararam guerra contra a medida que foi implementada na Universidade Federal do Acre (Ufac) pelo então reitor Minoru Kinpara (PSDB).
Kinpara explicou que a implementação da ideologia de gênero na instituição foi uma determinação do governo federal. “Todas as universidades públicas implementaram”, afirmou. Entretanto Duarte e Asfury criticaram e questionaram se o estaria disposto a implementar a mesma medida, se eleito, na educação infantil. “Deixe de se fazer de coitado. Estamos colocando a verdade. O senhor é responsável por implantar a portaria de ideologia de gênero. Nossa preocupação é que isso venha ocorrer no município de Rio Branco”, disparou o emedebista.
Jamyl declarou que a guarda municipal de seu projeto de governo estará responsável por educar a cidadania e que “sexualidade infantil tem que ser trabalhada com a família”.
Minoru se exaltou relatou ter “gente passando fome, sem emprego e estão preocupados com os banheiros da Ufac”, alegando que apenas cumpriu um decreto que é federal. “Todas as universidades fizeram”, encerrou.