A conselheira-substituta, Maria de Jesus, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), em parecer prévio, julgou irregular as contas do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, em relação ao exercício de 2016. A decisão foi publicada no Diário Oficial do TCE desta segunda-feira, 21.
Na decisão, a conselheira argumentou que na prestação de contas de Vagner existem diversas irregularidades detectadas pelos órgãos técnicos e ministerial da Corte de Contas.
Entre as restrições que motivaram a reprovação das contas estão a ausência da falta de confirmação do Ativo Circulante no montante de R$ 27 milhões, representado pelas Contas Caixa, Equivalentes de Caixa e Créditos a Curto Prazo, visto que o saldo das disponibilidades não foi confirmado pelos extratos e conciliações bancárias dispostas no SIPAC.
A conselheira pontuou que Vagner Sales não realizou o encaminhamento de vários documentos obrigatórios como: apresentação das metas e ações do Plano Municipal de Educação, já alcançadas e aquelas que ainda serão alcançadas; Demonstrativo das Licitações e Contratos; Demonstrativo das Obras Contratadas; Fichas Financeiras (de alguns) agentes políticos.