A interrupção de energia elétrica em duas subestações de Rio Branco, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 19, provocou um apagão em pelo menos cinco cidades acreanas. Parte de Rio Branco e os municípios de Acrelândia, Plácido de Castro, Vila Campinas e Senador Guiomard foram atingidos.
A Energisa Acre emitiu uma nota informando que a suspensão de energia durou das 07h15 até às 8h20. O fornecimento de energia elétrica teve de ser interrompido devido à solicitação emergencial do Corpo de Bombeiros para realizar o resgate de uma pessoa que subiu em uma torre de transmissão de energia, justamente a que atende duas subestações da Capital.
O homem estava com alto risco de morte e por isso foi necessário o desligamento das subestações para que o resgate fosse realizado com segurança, tanto para a equipe dos bombeiros, como para a pessoa atendida.
Entenda
O homem atendido é um venezuelano de 32 anos, de iniciais E.R.R.F. Assim que foi resgatado, lamentou o fato de estar passando por inúmeras dificuldades em solo estrangeiro. Aos militares, o venezuelano relatou que a imigração está mexendo com seu psicológico. Além disso, está longe da família, com filho e esposa sofrendo fome. Ele está desempregado e reclamou também que “países não recepcionam os estrangeiros”.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros atendimentos ao estrangeiro e o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. Lá, ele deve passar por uma análise médica e será verificado se há necessidade de conduzi-lo ao Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac).