Centro de Zoonoses cuida de 48 cães e gatos de famílias alagadas em Rio Branco

Pelo menos 48 cães e gatos foram resgatados e ficaram aos cuidados do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde durante as enchentes em Rio Branco. A partir desta quarta-feira (10) os bichos e suas famílias começam a retornar para os lares.

“Nesse retorno nós temos um cuidado todo especial com esses animais em relação a higiene, principalmente por causa da leptospirose”, informou a diretora de Controle de Zoonoses, Ângela Cortes.

Servidores do município acompanharão o retorno desses animais, mas antes farão o controle de roedores e outros animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, nas residências. “Nesse momento, o papel da Zeladoria e da Emurb, nossas parceiras, é muito importante e nós estaremos realizando a desratização e levando as informações necessárias para que essas famílias tenham segurança quando voltarem para casa”, explicou Ângela.

A volta aos lares começa com o retorno das famílias abrigadas nas escolas e, em seguida, as que estão no Parque de Exposições. “Essas famílias serão relacionadas, levadas para suas residências com toda a assistência, com kit limpeza, kit higiene e alimentos”, informou o major Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.