O Sistema OCB/Sescoop (Organização das Cooperativas Brasileiras/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) no Acre, além do sistema Sicoob/Credisul Central Norte vem por meio desta manifestar seu pesar pelo falecimento do cooperado Nilson Josuá Costa que faleceu na noite da última sexta-feira, 25 de abril, vítima de um Acidente Vascular Cerebral). O seu corpo foi velado e enterrado no Cemitério Morada da Paz no sábado, 26 de abril.
Nilson Josuá Costa ajudou a desenvolver o cooperativismo acreano ainda na década de 1970, tornando-o mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel social e econômico que exerce na sociedade acreana.
Nilson nasceu em setembro de 1952, em Natal, Rio Grande do Norte. Graduado em Tecnólogo em Cooperativismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduado em Pedagogia e em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Acre.
Veio para o Acre em 1980 para executar um projeto apoiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre e INCRA para implantação da Cooperativa Integral de Reforma Agrária – CIRA, onde hoje é a Vila Campinas.
Em Março de 1982 foi aprovado no concurso para integrar o quadro de Extensionista Rural da EMATER-ACRE. Foi designado para atuar no município de Tarauacá, onde passou a assessorar a Cooperativa Agropecuária de Tarauacá – COOTA. Permaneceu em Tarauacá até o ano de 1988, quando foi transferido para Rio Branco.
No período de 1988 a 1990 coordenou as pesquisas para implantação do Sistema de Cooperativas de Crédito Mútuo no Estado do Acre, resultando na constituição da Cemater da qual foi seu primeiro presidente, ocupando ainda os cargos nos conselhos de administração e fiscal até o ano de 2000.
Em 1990 foi eleito diretor financeiro da OCB/Acre. Em seguida foi eleito por dois mandatos na referida instituição, onde intensificou a luta pelo fomento e fortalecimento do cooperativismo acreano, principalmente nas áreas de formação, capacitação e qualificação dos dirigentes, executivos, cooperados e trabalhadores em cooperativa.
Atualmente, Nilson desenvolvia atividades de consultoria e assessoria às cooperativas e associações no meio urbano e rural. Seu falecimento representa uma grande perda para o desenvolvimento do cooperativismo acreano, que nos últimos anos, graças à atuação de Nilson Josuá, proporcionou a saída de milhares de pessoas da linha da miséria e as inseriu no mercado de trabalho.
Rio Branco, Acre, 26 de abril de 2013
Manoel Valdemiro Rocha
Presidente da OCB/Sescoop no Acre
Ivan Capra
Presidente do sistema Sicoob/Credisul Central Norte