Aquiri Shopping sedia feira de arte indígena Cultura e Identidade dos Povos do Acre

Começa nesta sexta-feira, 4, no Aquiri Shopping, a Feira de Arte Indígena – Cultura e Identidade dos Povos do Acre.

Na praça de alimentação do espaço, que também é conhecido como shopping popular, estarão expostos artesanatos (paneiros, cestos, anéis, tiaras, bolsas, flechas, cordões, pulseiras, brincos, cerâmica, animais em madeira, redes, etc), atrações Musicais (Músicas tradicionais do povo Yawanawa e outros), sorteios e brindes.

A feira é uma iniciativa do Instituto Indígena Xubuã, Sitoakore, Aquiri Shopping, prefeitura de Rio Branco e SEET. Devem estar presentes indígenas das etnias Huni Kui, Yawanawa, Apurinã, Kaxarari e Marubo.

A Sitoakore envolve mulheres do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia que defendem direitos, valorizam a cultura, a mulher, promovem o fortalecimento econômico e ocupam espaços de discussões que envolvem políticas direcionadas aos povos indígenas. Trabalha para legitimar as bandeiras de lutas dos movimentos sociais de mulheres, juventude e lideranças indígenas.

O Instituto Xubuã, é uma organização que visa fortalecer a cultura, dando visibilidade e oportunidade aos povos indígenas que vivem em contexto urbano. Com foco na promoção de educação, oportunidades econômicas, geração de renda e viabilizando o protagonismo da juventude, propondo ações que reforcem o empoderamento das lideranças femininas e jovens indígenas, fomentando a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e material.