Acre retoma mutirão de cirurgias na área de otorrino na Fundhacre

O  Acre retomou nesta semana o mutirão para realização de cirurgias de amígdalas ou de adenoides na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. O intuito, segundo o governo, é zerar as filas de espera nos variados procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia de adenoidectomia consiste na remoção da adenoide, popularmente conhecida como “carne esponjosa”, quando aumentada. Os pacientes costumam apresentar roncos frequentes, otites e sinusites de repetição, respiração bucal predominante e, em alguns casos, apneia do sono.

Já o procedimento cirúrgico de amigdalectomia remove as amídalas, sendo indicado em casos de infecções recorrentes, hipertrofia amigdaliana e abscessos.

“Em alguns casos, o procedimento pode ser combinado, consistindo na remoção da adenoide e amígdalas em um mesmo tempo cirúrgico, nesse caso realizando o procedimento de adenoamigdalectomia”, relatou o médico especialista Fernando Ribeiro.

A cirurgia é indicada quando as crianças apresentam dificuldade na respiração e na ingestão de alimentos, e quando há a presença de um odor atípico no hálito. Essas alterações são as mais comuns e indicam a necessidade de realização do procedimento cirúrgico. A cirurgia de retirada de adenoide é simples, não é demorada, leva em média 30 minutos e é feita sob anestesia geral, por um otorrinolaringologista.

Compartilhar