Governo inaugura agroindústria de palmito em Senador Guiomard

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, o secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Lima, e o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Nenê Junqueira, realizaram a inauguração da Indústria de Beneficiamento de Palmitos IKIRY – Projeto Bonal.

A inauguração ocorre após 15 anos de interrupção das atividades agroindustriais de produção e processamento de palmito da famosa marca Bonal, assim, em 2020, o governo do Acre articulou um grande arranjo institucional envolvendo órgãos federais, estaduais, municipais e cooperativas de produtores rurais e extrativistas para o retorno da famosa agroindústria do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Bonal, localizado no município de Senador Guiomard, a 80 km da capital Rio Branco.

O secretário da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Anderson Lima, disse que a agroindústria vai beneficiar mais de 200 famílias na região.

Já o deputado federal Alan Rick (DEM) destacou que deverá destinar recursos para o fomento do agronegócio no Acre.

Além de colocar a agroindústria para funcionar, o governo preparou um projeto para gerar matéria prima correspondente à plantação de 200 hectares de pupunha com um milhão de mudas.

O projeto pode até mesmo incorporar produtores de outras localidades num raio de 200 quilômetros. A previsão para iniciar o processamento de palmito e a comercialização da produção é para outubro de 2021.

A Fazenda Bonal foi adquirida ainda nos anos 70 para exploração intensiva do látex de seringueira, mas com a decadência da borracha no mercado nacional e internacional, seus proprietários passaram a investir, a partir de 1980, no plantio de pupunha para produção de palmito, construindo, inclusive, uma agroindústria para beneficiamento do produto.