Mais de 200 famílias serão beneficiadas pela iniciativa estatal, incluindo a geração de 30 empregos diretos na região
A senadora Mailza Gomes participou na manhã desta sexta-feira, 11, da inauguração da agroindústria de beneficiamento de palmitos Ikiry, localizada no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bonal, km 76 da BR-364. Mais de 200 famílias serão beneficiadas pela iniciativa estatal, incluindo a geração de 30 empregos diretos na região. O investimento na nova unidade foi de R$ 1.100.000,00 milhão (um milhão e cem mil reais) por parte do governo, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), com recursos da Fonte 500 (Proser-Bird).
“Essa indústria é um sonho realizado para as pessoas. Fortalece-se uma cadeia produtiva que vai impulsionar a economia, o emprego e a renda para a população da Bonal. Este é o Acre que dá certo: produtivo, forte e vencedor. Nós acreditamos nisso e junto com o governador Gladson vamos fazer o que precisa ser feito”, afirmou a senadora.
Mailza destacou ainda que Gladson tem contribuído muito no incentivo e investimentos na produção do setor rural para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a vida dos pequenos agricultores de diversas regiões do nosso Estado.
Na ocasião, Mailza anunciou o envio de mais de R$ 98 milhões de suas emendas parlamentares para o governo do Acre.
Gladson agradeceu. “A senadora Mailza e toda a bancada tem sido meus parceiros. Os benefícios vão chegar em todo o estado independente do partido do prefeito, porque o foco maior de qualquer gestor deve ser a população”, reforçou o chefe do executivo acreano.
A Bonal
O projeto da PDS Nova Bonal foi iniciado em 2018, em parceria da Seict com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Cooperativa Central de Colonização e Reforma Agrária (Cooperacre), e finalizado em 2020. O palmito sai da Indústria embalado em carretas e pronto para venda em supermercados e varejos do Estado, em potes de vidro de 300g e 1,2kg.
Participaram da cerimônia à prefeita de Senador Guiomard Rosana Gomes; deputado federal Alan Rick; presidente da Fieac, José Adriano, da comunidade, os presidentes da Cooperbonal, Raimundo Macedo, e da Cooperacre, Manoel José, do diretor-presidente do Deracre, Petronio Antunes; secretários de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Anderson Abreu e de Produção e Agronegócio (SEPA), Nenê Junqueira, superintendente do Incra, Sérgio Bayum, além de secretários municipais e vereadores de Senador Guiomard.