O servidor efetivo do Departamento Estadual de Trânsito do Acre em Rio Branco, José Tanaca, teve o nome usado por criminosos para oferta de veículos e carteiras de habilitação a baixos preços em mensagens compartilhada pelo WhatsApp.
O servidor registrou boletim de ocorrências há uma semana, uma vez que, segundo ele, o golpe consiste em mandar uma mensagem dizendo que existem veículos que retornaram de leilão e que estão sendo vendidos em esquema sigiloso.
Conforme mensagem criminosa, o golpe oferta carros completos, comercializados no valor de R$ 10 mil, e motocicletas ao custo de R$ 4 mil.
O golpista enfatiza que a negociação precisa ficar em sigilo.
O Detran do Acre alerta que os leilões de veículos realizados pela autarquia têm seu editais publicados no Diário Oficial do Estado e são realizados em parceria com empresas leiloeiras credenciadas. Nem o Detran nem as leiloeiras comercializam veículos por meio de aplicativos de mensagens
O diretor de Operações do Detran/AC, Fábio Ferreira, explica que essa tentativa de golpe deve ser ignorada. “Pedimos que as pessoas que recebam tais mensagens ignorem e não compartilhem, pois é um serviço que não vai acontecer. E que as mesmas denunciem o caso à Polícia Civil para serem tomadas providências cabíveis”, afirma.