Instituições se unem contra queimadas urbanas em Rio Branco

A sexta-feira, 20, foi de ação para tentar diminuir as queimadas urbanas nesta época de verão amazônico na capital acreana.

Ministério Público do Acre e órgãos que atuam na prevenção e proteção ambiental atuaram juntos em uma mega operação de combate às queimadas urbanas no Distrito Industrial C e encontrou uma área de terra no segundo distrito da cidade, destruída por um incêndio inesperado que atingiu a Associação de Catadores de Recicláveis (Catar).

Técnicos do Ministério Público realizaram uma inspeção na área. O secretário Municipal de Meio Ambiente (Semeia), Normando Sales, explicou que o bom senso da população, neste momento, é fundamental para tirar a cidade do arco-de-fogo. “É preciso haver consciência das pessoas que, se nós continuarmos agindo dessa forma, não tem como a gente não aplicar a Lei. Se cada um fizer a sua parte nós vamos minimizar sem meter a mão no bolso de ninguém, sem notificar e sem aplicar multa”, explicou Sales.

Participaram também da operações técnicos do IMAC e militares do Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental da PM.

Freitas Filho, tenente do Corpo de Bombeiros fez uma explicação do que está acontecendo na área. “É um terreno inóspito, fizemos o rescaldo no local e segue o monitoramento adequado para evitar a propagação do incêndio, que atingiu edificações onde haviam valores e precisa ter uma atenção especial”, disse.