Foto: Sérgio Vale/ac24horas
A secretaria de justiça e segurança pública do Acre preparou um esquema reforçado entre as equipes para poder acompanhar os atos de manifestação, que irão ocorrer no período da tarde em Rio Branco e interior acreano, pelo dia que celebra a independência do país neste 7 de setembro.
Em entrevista ao ac24horas na manhã desta terça-feira, o secretário da pasta, Paulo César dos Santos, garantiu que a inteligência dos agentes locais e federais estão de olho em todas as manifestações de hoje que ocorrerão no Acre.
“Preparamos um esquema de segurança reforçado para atender as três manifestações na capital e três em municípios interioranos que chegaram oficialmente aos órgãos de segurança. Em todos os eventos há um agendamento de ações específicas dos órgãos”, relatou Cézar.
Em alguns atoa haverá apoio dos agentes federais no sentido de garantir a segurança dos manifestantes. “A fim ainda de que as manifestações de democracia sejam realizadas com devido respeito às normas e regras de convivência”, declarou o secretário.
Caso haja atos que possam levar a um confronto civil, a unidade de choque da Polícia Militar acreana estará de prontidão na necessidade em ser utilizada. “Se houve conflitos ou depredação coletiva do patrimônio público ou privada, deve ser utilizada, mas não necessariamente vai se fazer presente, vai ficar em condições de atuar, caso necessário”, disse o secretário.
De acordo com Paulo Cézar e a leitura que a segurança fez através das agências locais e federais de inteligência, as manifestações ocorrerão de forma pacífica no estado.