Mais de 5% dos estudantes acreanos admitem ter usado droga antes dos 13 anos

Um dado extremamente preocupante foi divulgado pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o resultado da pesquisa, 5,2% dos estudantes acreanos usaram droga antes dos 13 anos ou menos. A maconha lidera o consumo nesta faixa etária.

Já entre os estudantes na faixa etária entre 13 a 17 anos esse número sobe 12,5%. O número é maior entre os estudantes das escolas públicas (12,7%). Na rede privada, o número é de 8,1%.

A pesquisa, que se refere ao ano de 2019, revela ainda que mais de 33% dos alunos entre 13 e 17 anos já haviam fumado cigarro alguma vez na vida. O número é ainda mais assustador quando revela que mais de 18% fumou pela primeira vez antes dos 13 anos.

Já em relação à bebida alcoólica, os números não deixam de ser preocupantes. Mais da metade dos estudantes menores de idade, 55,5%, admitem ter tomado uma dose de bebida alcoólica na vida.

A pesquisa revela que os jovens conseguem bebida em sua maioria com amigos (27,6%), em festas (24%), compram ou pedem para comprar em lojas, mercados e bares (24,3%) ou com alguém da família (24,3%).

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes.