Jenilson Leite sugere uso de energia solar em prédios públicos

Na sessão da Assembleia Legislativa do Acre desta quarta-feira, 6, o deputado estadual Jenilson Leite (PSB), apresentou um anteprojeto de lei para a instalação de equipamentos solares para geração de energia nos prédios públicos pertencentes ao Estado.

O anteprojeto, tem como proposta criar alternativas para o alto custo das tarifas de eletricidade e tornar o Estado do Acre mais sustentável. A energia solar tem se tornado uma opção extremamente importante em vários lugares do mundo. Além de gerar energia para os prédios públicos, o excesso dessa energia é distribuído para para o sistema podendo ser utilizados em residências ou em outros prédios.

Segundo o parlamentar, os prédios públicos gastam mais energia do que a indústria e a iluminação pública, “Com uma energia tão cara no nosso Estado, no final do mês a conta de energia é muito cara para a máquina pública”.

O PL também prevê que o Estado do Acre alugue prédios para funcionamento das atividades, se estes contarem com energia solar.

“Nós dependemos dos repasses Federais, mas temos sol o ano inteiro, por isso é necessário que o Estado repense a plataforma de fornecimento de energia e essa é uma ideia inovadora que nós estamos propondo”, disse Jenilson. O deputado ainda lembra que muitos estão fazendo essa mudança.

“E por isso nosso anteprojeto de lei é que o Governo do Acre crie um programa de inovação, onde a energia convencional passe a ser substituída pela energia solar. É isso que muitos, principalmente os empresários, estão fazendo para sobreviver nesses tempos de energia tão cara”, destacou.

Compartilhar