Bebezão é trocado de cela no presídio de Cruzeiro do Sul para não ser morto por detentos

O presidiário Moisés, conhecido por Bebezão foi transferido ás pressas nesta sexta-feira, 12 do bloco 8 para o 3, do Complexo Penitenciário Manoel Neri em Cruzeiro do Sul, depois que a direção do presídio descobriu que ele seria morto por colegas de cela sob ordem da facão que atua na região.

O diretor do presídio, Elves Barros, confirmou a ameaça. “Tivemos informações do decreto de uma organização criminosa. Por isso foi trocado de bloco”, explicou.

O primeiro aviso do decreto de morte de Moisés foi dado pela facção logo depois que a polícia divulgou que ele foi o mandante da morte da própria namorada, Genagila Lima, torturada e morta, porque teria traído o preso. Ela foi morta por Gleisson Nascimento, o Pico, a mando de Bebezão no dia 19 de setembro.

Bebezão está preso desde junho de 2020, quando ajudava na tentativa de fuga de 30 presos do Bloco 7 do Complexo Penitenciário Manoel Neri. A fuga foi impedida pelas Polícias Militar, Civil e Penal, que encontraram Bebezão e outro homem, Ergenildo, do lado de fora do presídio esperando os detentos que fugiram. A fuga seria cinematográfica. Grampos para furar os pneus das viaturas policiais, cinco armas municiadas e R$ 20 mil foram encontrados pela polícia com os dois.

Na ocasião ele disse à polícia que as armas e os grampos seriam entregue para os fugitivos. Dentro do presídio os presos do Bloco 7 fizerem buracos na parede ligando 3 celas e se preparavam para fugir mas foram surpreendidos com a chegada dos polícias penais, que impediram a saída do grupo.

O policial penal de Cruzeiro do Sul, Adevanir Silva Gonçalves, foi demitido pelo presidente do Instituto Penitenciário – IAPEN, Arlenilson Barbosa Cunha em maio deste ano depois que a participação dele na tentativa de fuga ter sido confirmada.

O caso

Por volta das 23h00 de 14 de junho de 2020, a Polícia Civil informou à Polícia Militar de Cruzeiro do Sul que alguns indivíduos estavam planejando o resgate de reeducandos que cumprem pena no Complexo Manoel Neri da Silva.

As guarnições COE e ROTAM fizeram buscas nas imediações do presídio. Próximo ao colégio militar Dom Pedro II, dois homens estavam colocando uma mochila e baldes em uma caminhonete e ao perceberem a aproximação da guarnição um se evadiu no carro, deixando para trás um indivíduo com os materiais.

Com o homem deixado na estrada, identificado como Ernegildo, a polícia encontrou uma mochila com 5 armas de fogo, sendo 2 pistolas .380 com munição e 3 revólveres 38 com munição. Também estavam baldes cheios de grampos de metal reforçados para furar pneus das viaturas policiais.

Moisés, o ”Bebezão”, que tentou resistir à prisão com uma caminhonete, e foi capturado. Além dos dois detidos, havia pelo menos mais dois indivíduos que seriam de Rio Branco, para ajudar na fuga, no entanto, eles não foram encontrados durante as buscas nas imediações do presídio.

Depois da tentativa de fuga, 6, presos de Cruzeiro do Sul foram transferidos para um presídio de Rio Branco.

Compartilhar