Mais de 600 pacientes aguardam por cirurgias ortopédicas

Na manhã desta segunda-feira, 15, o deputado Neném Almeida (Podemos) realizou uma visita à unidade de ortopedia do Pronto Socorro de Rio Branco para averiguar as recentes reclamações de falta de cirurgia no maior hospital de urgência e emergência de saúde do Estado.

De acordo com o levantamento realizado pelo equipe do deputado, além dos pacientes que aguardam nos corredores do PS, mais de 600 pessoas estão em casa na expectativa de atendimento. “Ouvimos médicos, enfermeiros, técnicos, pacientes e também administradores da nova empresa terceirizada que assumiu o serviço, a Medtrauma. A situação é preocupante”, comentou Almeida.

Ainda de acordo com o deputado, existe a sobrecarga da equipe médica. Segundo ele, é comum que um médico e um único profissional de enfermagem se responsabilizem por um grande número de internados. Outra reclamação, é que o hospital conta apenas com um anestesista. “Fora a reduzida equipe, fiquei muito surpreso em confirmar que houve a desinstalação de equipamentos da ortopedia, afinal eram aparelhos de grande importância para quem estava em tratamento. Outro ponto que também nos chamou a atenção é no tempo do pré-operatório dos pacientes onde a pessoa precisa estar em jejum por um determinado período, mas quando esse tempo ultrapassa ainda mais uma ou duas horas o paciente que está debilitado fica ainda pior”, relatou o parlamentar.

Por fim o deputado destacou que nos próximos dias encaminhará alguns questionamentos a Secretaria de Saúde para saber quais providências serão tomadas para a resolução dos problemas identificados.

Compartilhar