“Pandemia não acabou”, diz Thor sobre surto de Covid na Ufac

O médico infectologista Thor Dantas, referência no combate à Covid-19 no Acre, usou as redes sociais para falar do surto de covid-19 que ocorreu em uma turma de medicina na Universidade Federal do Acre (Ufac).

No Twitter, Thor afirma que o surto entre alunos mostra que a despeito de estarmos na faixa verde, a pandemia ainda persiste entre nós.

“Como mostram tb os exemplos mundiais de aumento expressivo de casos q estão sendo vistos em países como Alemanha e Holanda. Cuidados precisam ser mantidos!”, escreveu.

“Temos todos muitas responsabilidades, toda a sociedade e em especial os que nos dedicamos aos cuidados de saúde, produzimos, praticamos e defendemos a ciência”, acrescentou.

Em outro tweet, o infectologista afirmou que até o momento 300 pessoas foram testadas, entre alunos e contatos. O monitoramento dos casos vem sendo feito pela coordenadora do curso, Fátima Fagundes.

“28 positivos. 25 são alunos, 19 da mesma turma, 4 alunos convidados e 2 alunos que não estiveram no evento (um retornando de viagem). Há mais 3 casos entre convidados do evento. O retorno de qq um a atividades práticas está condicionado a estar assintomático e ter um exame nasal negativo. Além de responder de forma adequada ao surto é preciso Tb aproveitar a oportunidade de aprendizado q a situação traz a todos. Fizemos muito progresso na diminuição dos casos e da mortalidade, mas infelizmente a pandemia ainda ñ nos deixou e o vírus segue circulando entre nós” explicou.

“4 são os fundamentos do erro e da ignorância humana: a confiança em autoridade inadequada, ñ merecedora de respeito; a força do costume e tradições ultrapassadas; a opinião da massa ignorante; o disfarce da ignorância em aparente demonstração de sabedoria. Roger Bacon, 1214–1294”, acrescentou.

Compartilhar