Governo decide retirar PL de policiais na Aleac após protestos

Foto: Sérgio Vale

O governo do Acre emitiu na noite desta segunda-feira, 29, uma Nota acerca dos fatos que permeiam as tratativas com a comissão do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).

A nota é assinada pelos secretários da Casa Civil, Rômulo Grandidier, Justiça e Segurança Pública, Paulo César dos Santos, Assuntos de Governo, Alysson Bestene, e Ricardo Brandão de Planejamento e Gestão.

No esclarecimento, o governo lamentou à ‘radicalização’ do movimento da classe, que culminou em atos, no último sábado, 27 de novembro de 2021, quando os manifestantes, que se diziam representantes da classe, bloquearam as vias de acesso ao Complexo Penitenciário Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco.

No sábado, policiais penais bloquearam o portão de entrada, fardados e armados, colocando, segundo o Governo, em risco real os familiares dos presos que ali estavam para visitas.

Na nota, o Governo afirma que decidiu do retorno ao Poder Executivo Estadual do Projeto de Lei que versa sobre a criação do Cargo de Policial Penal, encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (Aleac).

Segundo os secretários, uma remessa de informações e pedido de providências, serão feitos por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ao Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para apurar a conduta do profissionais.

Compartilhar