Morre costureira que confeccionou bandeira gigante das campanhas do PT no Acre

A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) está em luto desde o anúncio nesta terça-feira, 30, da morte de dona Maria Margarida dos Santos, de 94 anos.

Margarida era militante do tempo em que o PT no Acre era um partido minúsculo, carregado por uma militância que sonhava com a chegada ao poder. Foi ela a única responsável por costurar uma enorme bandeira do Acre que foi usada na primeira campanha de Jorge Viana ao governo, quando não venceu, mas acabou levando a eleição para um inesperado segundo turno, sendo derrotado por Edmundo Pinto.

Nascida em Brasileia, veio para Rio Branco, onde se instalou no bairro Boa União e criou 14 filhos na costura.

Desde a notícia de sua morte, diversas manifestações na internet lembraram da militância e do ofício de dona Margarida. Uma das homenagens veio do ex-governador Jorge Viana.

Dona Margarida foi uma das pessoas que fez essa bandeira linda, que nos uniu, nos encheu de esperança, e depois trouxe tempo de prosperidade com nosso trabalho no governo. Só tenho agradecimento para ela e para tantos outros que sonharam com um Acre melhor, um Brasil melhor para todos”, diz Viana.

A família não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento.