A chegada do período natalino não tem surtido efeito nas vendas entre os comércios localizados dentro do Aquiri Shopping, na região central de Rio Branco. A informação foi confirmada pela secretaria de Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Econômico (SAFRA), que gere o shopping popular, ao ac24horas nesta quarta-feira (22).
De acordo com a diretora da SAFRA, Fabíola Moreira, os lojistas têm reclamado que os clientes não costumam frequentar o primeiro e segundo piso do estabelecimento, movimentando apenas as lojas que ficam no térreo do shopping. Para tentar contornar a situação, a diretoria tem levado eventos para os dois últimos andares, a fim de atrair o público.
As compras estão bem abaixo do esperado pelos comerciantes do local, uma parte por conta da pandemia, acreditam eles, e outra porque a população ainda desconhece o Aquiri Shopping. “O shopping foi projetado com três pisos, e o ideal era que fosse só um piso, porque o público da nossa cidade não tem o hábito de subir a escada”, diz Fabíola.
Segundo a representante, até o elevador tem consumidor que não gosta de usar. “Então eles ficam mais no térreo, por isso tentamos movimentar o primeiro e segundo piso, trazendo eventos para serem realizados em cima também”, esclarece.
O responsável pela loja Léo Imports, que fica no primeiro piso, confirma a justificativa da diretoria. “A expectativa para as vendas eram muitas, mas tem a pandemia ainda e o acreano não tem o costume de estar subindo escada. Esse foi um dos fatores negativos que fizeram o movimento diminuir. No térreo o movimento é melhor”, destaca.
Para o comerciante, faltou divulgação por parte do poder público e também melhoria. “Se tivesse pelo menos uma escada rolante do térreo para o primeiro piso, já ajudaria bastante, ao invés desse elevador. Porque agora que ele está funcionando os dois direto, porque tem dia que um está funcionando e o outro não e tem dia que não tem nenhum funcionando”, reclama. De acordo com o lojista, a crise no transporte público também influencia para a falta de clientes.
A presença de um Papai Noel e de som ao vivo, por exemplo, tem buscado chamar a população para esses locais dentro do shopping. “A ideia é incentivar as vendas entre os lojistas aqui dentro, trazer alegria na semana natalina. Estamos fazendo o possível para ter esse apoio com os lojistas e trazer o público para conhecer o shopping e alavancar as vendas”, ressalta Fabíola.