Renan de Souza, de 44 anos, o famoso Nego Bau, viveu boa parte da vida como uma das figuras mais conhecidas na capital acreana. Pessoas próximas afirmam que ele passou a viver em situação de rua após a perda dos pais e se infiltrar no mundo das drogas.
O apelido surgiu quando ele sonhava em ser atleta da bola, inclusive chegou a atuar na categoria de base do Independência. Com isso, veio o Nego Ball, mas o nome foi popularizado pelos acreanos como Nego Bau.
O blog Colonheiro, do jornalista Victor Mattos, foi o primeiro a divulgar fotografias e curiosidades de Bau, há cerca de 15 anos, dando fama ao morador, conforme reportagem publicada pelo G1/Acre em 2015.
Desde então, Nego Bau passou a referência de brincadeiras, principalmente entre os jovens após o episódio em que foi expulso de uma igreja e virou matéria em todos os jornais locais. O auto do blog Colonheiro acredita que Bau tenha sido o primeiro meme genuinamente acreano.
As brincadeiras e memes perduraram até hoje, 15, dia que Bau faleceu após sofrer uma parada cardíaca no pronto- socorro da capital acreana.