O acreano Manex Silva, 19 anos, entrou para a história do esporte brasileiro na madrugada deste domingo, 6. O esquiador tornou- se tornou o primeiro atleta do Brasil a disputar uma prova de esquiatlo do esqui cross-country dos Jogos Olímpicos de Inverno que estão sendo disputados em Pequim, na China.
Manex nasceu em Rio Branco, mas foi embora aos dois anos de idade e mora com os pais na Espanha. Foi no país europeu que começou a praticar o esporte. Em 2020, disputou a Olimpíada de Inverno da Juventude em 2020 na Suíça onde conseguiu o índice para ser um dos atletas brasileiros em Pequim.
Manex tem como principais títulos um campeonato brasileiro e argentino sul-americano de ski cross-country na categoria júnior.
O atleta acreano não conseguiu terminar a prova de estreia neste domingo, ao levar uma volta do líder da prova. Manex tem ainda outras três provas para disputar.
Em entrevista ao canal Sportv, Manex, comemorou a estreia e o fato de ser o primeiro brasileiro a disputar a prova. “Foi muito bom, estava um pouco nervoso, já que é uma pista muito dura. Tentei fazer meu melhor e na verdade é incrível estar aqui entre os maiores atletas do mundo”, disse.