Morre empresário Seu Duda, vítima de complicações da Covid

Morreu na noite desta terça-feira, 15, o empresário, pecuarista e ex-seringalista Duarte José do Couto Neto, mais conhecido como Seu Duda, aos 71 anos, no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Ele estava internado na Unidade Tratamento Intensivo (UTI) da Unidade Hospitalar desde outubro do ano passado.

Duarte era natural do Estado de São Paulo e veio para o Acre na década de 70, onde se consolidou como um dos principais seringalistas deste Estado no auge da exploração da Borracha. Atualmente, ele vinha cuidando das propriedades da família junto com seus filhos e esposa.

Duarte deixa dois filhos, cinco netos e sua esposa, Dona Graça, natural da cidade de Tarauacá. Ele será velado e cremado na capital paulista.

O ac24horas conversou com um dos filhos do Seu Duda, Francisco Umberto Prado Couto, o Chiquinho. “Meu pai chegou ao Acre na época da política integrar para não entregar. Lutou e venceu. Todo patrimônio que herdou investiu no Acre. Foi um entusiasta pelo Acre, investindo também neste Estado toda sua juventude, sempre lutou por uma política justa visando o progresso do nosso Estado e País. Apaixonado pela Floresta, sempre a protegeu e cuidou das comunidades residentes em seus imóveis e ajudando os mais humildes sempre que possível. Na época áurea da borracha, foi o maior proprietário de terras do Acre, com muitos seringueiros trabalhando para gerar renda e impostos neste Estado, não tendo nenhum problema de qualquer ordem com aqueles que nas terras trabalharam. Perdi meu pai o meu grande escudo, o meu melhor amigo, a caminhada sem ele não será fácil e não será a mesma, mas acredito que seguindo seus passos, lá de cima ele nos guiará e ficará orgulhoso”, disse o filho emocionado.