Neném cobra convocação dos aprovados do cadastro de reserva da educação

Na noite da última sexta-feira (4) o deputado Neném Almeida (Podemos), participou de uma manifestação organizada por professores do Cadastro de Reservas do concurso da Educação em frente ao Novo Mercado Velho no centro da capital.

O ato foi marcado pelo protesto frente a não convocação dos professores, mas também pela assistência comunitária devido a entrega de sopa a pessoas necessitadas. “A categoria é tão importante que até quando se manifesta nos ensina. Parabéns a organização do protesto pela linda demonstração de amor ao próximo”, comentou o deputado.

Segundo o Almeida, são aproximadamente de 10 mil professores provisórios em todo o Estado e atualmente apenas 379 professores no Cadastro de Reserva, deixando claro que existe um grande descompasso orçamentário. “Em conversa com organizadores do evento, fomos lembrados que o professor provisório não colabora com o Acreprevidência e sim com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que acaba colocando em risco a aposentadoria dos atuais servidores efetivos e os próximos. Cabe destacar ainda que a grande parcela das pessoas do Cadastro de Reservas já atua como professor provisório, ou seja, já desempenha o papel de ensinar, mas que faz isso de maneira precária”, pontuou o parlamentar.

Por fim, o deputado ressaltou que os muitos professores provisórios já possuem mestrado e outros estão em fase de conclusão de doutorado, deixando claro a preocupação da categoria com a qualidade do ensino, mesmo que estes não estejam enquadrado em um Plano de Cargo e Carreira. “É triste perceber que uma vida de investimentos feitos em projeto da unidade escolar e na vida de tantos alunos não garantira o reconhecimento desse profissional de educação contratado provisoriamente”, finalizou Neném Almeida.

Compartilhar