Programa Saúde Itinerante atende comunidades ribeirinhas e rurais de Mâncio Lima

Por meio do Programa Saúde Itinerante, da prefeitura de Mâncio Lima, garante atendimento de saúde nas áreas rurais e ribeirinhas dos Rios Moa, Rio Azul e seus afluentes. As ações começaram no dia 22 de março e prosseguem até 1° de abril e até agora os 11 profissionais de saúde realizaram mais de 1.200 atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos , nutricionais. Há também a oferta de testes rápidos, medicamentos da atenção básica, preservativos e vacinação de rotina para as crianças.

Além dos atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, a novidade na equipe foi a presença de uma nutricionista e uma psicóloga, que identificaram muitos casos de depressão, ansiedade e distúrbios gástricos tanto na população jovem como adulta o que exigiu o trabalho de reeducação alimentar, psicoeducação, orientação e uso de medicação.

O coordenador do Programa Saúde Itinerante, Abraão do Amaral Pinheiro, destaca que a periodicidade de 30 a 60 dias, da ida das equipe médica às comunidades distantes, tem diminuído o fluxo nas Unidades Básicas de Saúde. Cita que os relatos mais comum têm sido de dores musculares e casos de diarreia.

“O trabalho desta equipe está sendo muito bom e estamos tendo excelentes resultados. Com a periodicidade da vinda do programa percebemos que as pessoas estão indo menos ao médico, contudo, observamos o surgimento de problemas que nos preocupam, como é o caso da fibromialgia e verminose”, disse.

O médico Clínico Geral Alexis Fernandez Cardentey Paiva, ressalta que a população está mais preocupada em tratar os problemas de saúde.

“Nesta viagem, encontramos muitos casos de lombalgia, por serem agricultores que tem que trabalhar pesado no roçado para sustentar a família. Contudo, há o desejo de cuidarem mais da saúde e terem uma qualidade de vida melhor. A população se alegra e se sente feliz com a chegada de uma equipe médica tão diversa, disposta a ouvir e darem uma atenção especial e trazendo medicação suficiente para atender e cuidar das doenças identificadas”, relata o médico.

“Estou muito feliz com essa equipe que está aqui para nos atender aqui no Pé da Serra, pois estamos muito longe do centro da cidade, é muito caro descer para ser atendido por um médico ou por um dentista e, hoje temos tudo isso aqui, sem contar que tem o medicamento, o dentista e o psicólogo. Aproveitei pra vir conversar com eles para prevenir problemas de saúde futuros, graças a Deus a saúde está boa”, contou Lucia Moreira da Silva, 65 anos, moradora do Pé da Serra.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Mâncio Lima, Pedro Figueiredo, destaca que o Programa Saúde Itinerante tem apresentado resultados importantes e melhorado a saúde da população, alcançando localidades cada vez mais distantes.

“Mesmo com as dificuldades que a equipe encontra em função da distância, das condições dos rios e a logística, nós estamos chegando em localidades onde até então nenhuma equipe de saúde havia chegado. Pela primeira vez estamos trazendo uma equipe com multiprofissionais, médico, dentista, psicólogo, enfermeiro, técnicos, nutricionista e atendente de farmácia somando nos atendimentos e na qualidade dos serviços, isso é responsabilidade e compromisso com o povo”, ressaltou.

Planejamento Familiar

Um programa que tem dado resultados, principalmente na zona rural ribeirinha, é o de controle da natalidade e planejamento familiar. Com a frequência das orientações observou-se uma redução no número de grávidas tanto no Rio Moa como no Rio Azul, onde era comum ver famílias com até 10 filhos.

Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada, por meio de métodos contraceptivos.

Compartilhar