O Governo Federal anunciou que já está disponível o novo aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) para mais de 80 milhões de pessoas com registro no banco de dados da União. A ferramenta simplifica o acesso dos cidadãos aos serviços sociais, dá mais transparência às ações e melhora a integração das bases de dados federais.
O banco de dados é usado pelo governo federal para definir quem é elegível a mais de 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Casa Verde Amarela, por exemplo.
O desenvolvimento da ferramenta, que permite atualizar informações, verificar os benefícios que são recebidos e acompanhar oportunidades, contou com um dos times do programa Startup GOV.BR do Ministério da Economia. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital com o Ministério da Cidadania, da Dataprev e da Secretaria de Modernização do Estado da Presidência da República.
O novo aplicativo do CadÚnico traz opções aos usuários como a possibilidade de auto cadastramento, mapa georreferenciado com pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e assistente virtual. O login no aplicativo é realizado com a conta GOV.BR, que garante identificação segura nos serviços digitais do governo.
O aplicativo está disponível para celulares nos sistemas Android e IOS.