O retorno das aulas presenciais no ensino público de Rio Branco fez com que a Vigilância Epidemiológica da capital acreana se preocupasse com o baixo índice de vacinação entre crianças e jovens com idade que variam de 5 a 17 anos. É essa faixa etária que possui apenas 54% do público imunizado somente com a primeira dose da vacina contra Covid-19.
Em menos de três meses, Rio Branco vacinou pouco menos de 30 mil crianças contra a doença. Apesar da redução da pandemia no estado, a obrigatoriedade do uso de máscara permanece nas salas de aula, bem como o ciclo completo de vacinação para evitar a proliferação da doença.
De acordo com a Vigilância, a meta é vacinar 97 mil crianças e jovens entre 5 e 17 anos em Rio Branco. Devido a essa problemática, as autoridades em saúde pública estão estudando fazer mutirões nas escolas e conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.
A cobertura vacinal se faz necessária nesse momento, segundo a Vigilância, tendo em vista que as crianças e jovens voltarão a ficar mais próximos. O objetivo é evitar um cenário de alta incidência da pandemia.