O Secretario de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cezar, participou nesta quarta-feira, 20, de uma reunião em Santa Cruz de La Sierra, com o ministro do governo da Bolívia, Carlos Eduardo, para tratar de assuntos voltados a segurança entre as fronteiras nos dois países.
A iniciativa busca estreitar as relações interinstitucionais e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelas forças policiais. Na ocasião foi assinado uma carta de intenção com 7 estratégias de enfrentamento aos crimes transfronteiriços.
Entre os resultados, foi proposto a criação de um gabinete de gestão integrada entre Brasil e Bolívia, com a realização de reuniões mensais, para definir a atuação coordenada entre as autoridades, além de analisar as atividades, dentro dos eixos estabelecidos.
Segundo Paulo César, esta é uma ferramenta extremamente importante, que demonstra o interesse do governo boliviano em participar do combate ao narcotráfico.
“Esses produtos de gestão terão grandes legados para o futuro da segurança pública, já soma realidade e consequentemente se constituirá em uma ferramenta fundamental para a estratégia de combate e que o Estado tem que se dedicar. Não há como se afastar do combate ao narcotráfico, é o nosso principal inimigo, e efetivamente a atuação na região de fronteira é fundamental”, disse o secretário da Sejusp.
Também participaram do encontro, o comandante geral da Polícia boliviana, general Jhonny Máximo, o vice-ministro de Segurança Cidadã da Bolívia, Roberto Ríos, o diretor de Operações Integradas, coronel Ulysses Araújo, o comandante departamental da policia de Santa Cruz, Erick Enrique, a diretora geral de luta contra o tráfico de pessoas, doutora Carola Arrasta e os diretores departamental de Santa Cruz, Julio Cesar e Juan Bazoalto.