Acre retoma calendário junino com apresentação de quadrilhas

Dois anos após a pandemia do novo coronavírus e a proibição de eventos, o estado do Acre abriu oficialmente nesse final de semana o calendário junino de 2022. Foi realizado um esquenta pela Liga de Quadrilhas na região da Gameleira, em Rio Branco, onde o público pôde assistir a retomada das apresentações de quadrilhas juninas.

O ‘esquenta’ serviu para matar a saudade dos quadrilheiros das festas juninas e ainda apresentar um pouquinho do que será visto durante os arraiais pelos bairros da capital acreana neste ano. A quadrilha Pega-Pega, por exemplo, escolheu como tema de dança a saudade.

O prefeito Tião Bocalom acompanhou o evento e celebrou a retomada da festa típica. “Foram dois anos de muito sofrimento, dois anos onde as pessoas não podiam se encontrar, perdemos muitos amigos, e agora a gente precisa celebrar esse retorno com uma grande festa”, disse em entrevista à Rede Amazônica.

A abertura do calendário junino também marca o início dos ensaios para o circuito junino. Segundo o presidente da Liga das Quadrilhas, Cimar dos Santos, após esse esquenta junino, já haverá arraiais nos bairros da cidade, como Cidade Nova, Manoel Julião, Tancredo Neves, entre outros. “Isso vai até o mês de maio inteiro. Em junho inicia a competição de 3 etapas no circuito junino”, explicou.

Compartilhar