O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) concluiu o reparo no sistema que despressuriza a Estação de Tratamento de Água (ETA II).
O tanque de Alívio Unilateral (TAU), também conhecido como chaminé de equilíbrio, que tem a função de diminuir a pressão da água na entrada da ETA II, foi danificado neste domingo, 25, em virtude da movimentação de solo na região da captação de água devido a vazante do Rio Acre.
O defeito fez com que toda a captação e tratamento de água da ETA II fossem paralisados, o que afeta em 70% o fornecimento de água em Rio Branco.
A partir de agora, o sistema passa a ser despressurizado por válvulas e não mais pelo tanque de alívio unilateral (TAU), mecanismos responsáveis por manter a vazão da ETA sem sobrecarregar os equipamentos da estação.
As primeiras Centrais de Reservação (CR’s) a receber água foram: Calafate, Portal da Amazônia, Santo Afonso e Centro.
Devido ao fato de ter permanecido sem tratar água durante um período de 12 horas, a ETA II levará cerca de três dias para normalizar o fornecimento em toda a cidade de Rio Branco. O Depasa pede a colaboração dos consumidores.