Estudantes organizam ato contra os cortes no orçamento da Ufac

Entrada da Ufac - Foto: Sérgio Vale

O Movimento por uma Universidade Popular (MUP) convocou nesta sexta-feira, 3, os estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) para uma Assembleia Geral a ser realizada dia, 6, às 17 horas, no Coliseu do campus universitário, para discutir sobre os cortes de R$ 8 milhões que atinge o andamento da educação superior no Estado.

Além desta pauta, a reunião também abordará a implementação da cobrança de mensalidade na graduação, proposta de emenda constitucional (PEC) 206, que pode ser desengavetada para análise a qualquer momento.

“O MUP convoca a todos os estudantes da Ufac para discutir sobre os graves ataques e ameaças que mais uma vez atinge a nossa universidade”, informa a nota.

A iniciativa pretende se juntar ao dia nacional de mobilização em defesa da educação, que acontecerá dia 9, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), para definir um grande ato nacional que ocupará Brasília em dias posteriores.

Cortes no IFAC

Além da Ufac, que sofrerá a redução de verba após o corte de 14,5% anunciado pelo governo federal na última sexta-feira, 27, o Instituto Federal do Acre (IFAC) também passará pela prorrogativa, e terá R$ 3,2 milhões reduzidos.

Em resposta, a Seção Acre do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe/AC), que representa os funcionários do instituto, promoveu um dia de paralisação nesta sexta-feira, no hall de entrada do Campus.

Compartilhar