Moro anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) anunciou nesta terça-feira (12) que vai disputar a vaga no Senado pelo Paraná. As eleições estão marcadas para 2 de outubro.

Moro fez o anúncio um mês depois do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitar a transferência do domicílio eleitoral do ex-juiz para São Paulo. A decisão impossibilitou sua candidatura pelo estado paulista.

“Sou pré-candidato ao Senado pelo Paraná, a minha terra. Precisamos de renovação e mudança. Eu acredito que, a partir do Paraná, podemos criar novas leis, fazer cumprir aquilo que é justo na legislação atual e fiscalizar o executivo com rigor”, disse Moro em vídeo exibido durante coletiva de imprensa nesta terça em Curitiba.

O anúncio da pré-candidatura de Moro nesta terça-feira já havia sido antecipado pelo analista da CNN Gustavo Uribe. O ex-juiz da Lava Jato deve disputar a vaga no Congresso contra o senador Álvaro Dias (Podemos), considerado seu padrinho político. “Álvaro Dias é um político que eu respeito. Corremos em raias separadas”, disse Moro. Segundo ele, é necessário esperar se as convenções partidárias do Podemos irão confirmar a candidatura de seu padrinho político.

O ex-juiz na Lava Jato e ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que decidiu retornar à vida pública “para defender o fim do privilégio dos poderosos”. “Eu conduzi, com o apoio de vocês, a maior investigação da história do Brasil sobre corrupção”, disse Moro sobre sua atuação na operação.

“Se o pior acontecer, [como] uma vitória de Lula, eu quero me colocar desde já na oposição”, afirmou Moro, que foi o juiz responsável pela prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2018. “A gente vai precisar ter oposição que não se venda por emenda ou por cargo”, declarou.

Moro se filiou inicialmente ao Podemos. Ele era pré-candidato à Presidência pelo partido, mas trocou de legenda às vésperas do prazo eleitoral, em abril. O União Brasil foi contra a candidatura de Moro ao Palácio do Planalto, apesar do desejo do ex-juiz, que decidiu tentar um posto no Senado. Apesar disso, Moro declarou apoiou ao candidato do União Brasil à Presidência, Luciano Bivar, nesta terça-feira.

Eleições 2022

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

CNN BRASIL

Compartilhar