Vai contratar empresa de energia solar? Tenha muito cuidado para não ficar “órfão”

Apesar de começar a se popularizar no estado nos últimos anos, o mercado de energia solar fotovoltaica vem sofrendo um revés que pode manchar a imagem de empresas idôneas. Devido ao fato de ser um serviço relativamente oneroso, algumas empresas têm fechado as portas e deixado clientes “órfãos”, sem garantia e sem assistência, quando necessário.

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia que tem auxiliado a reduzir em até 95% a conta de luz nos lares acreanos. Além dessa, que talvez seja a maior vantagem para o consumidor final, há ainda outras, como o fato de ser uma fonte renovável, limpa, sustentável e, ainda, valorizar o imóvel.

No Acre, já se pode notar que estabelecimentos independentes e até franquias já encerraram suas atividades, deixando clientes sem ter a quem recorrer. E o problema não acontece somente com os consumidores finais. Há relatos de empresas instaladoras que também ficam sem suporte de distribuidoras e fabricantes – e vice-versa.

Uma das maiores razões dessa fatalidade é a guerra de preços e falta de experiência. Ao reduzir demais seus custos, essas empresas não conseguem honrar com seus compromissos, indo à falência. Com isso, os clientes acabam ficando desassistidos e no prejuízo.

Mau atendimento, despreparo de pessoal, baixa qualidade de serviço e de equipamentos também figuram entre os motivos de quebra dos negócios – o que acaba afetando toda a cadeia fotovoltaica. O alerta é feito no artigo “Por que precisamos ter atenção aos órfãos do solar?”, no site Canal Solar. O texto aponta quais as principais causas do fenômeno e como o consumidor final pode se precaver. Acesse e saiba mais.

Compartilhar