Família tem sintomas e Saúde confirma um caso de hanseníase em Xapuri

A Saúde de Xapuri confirmou um caso de hanseníase depois de uma família ter apresentado sintomas da doença. Outro membro da mesma família já havia feito tratamento.

O caso foi confirmado pelo secretário de Saúde de Xapuri, Wagner Menezes, ao g1, também informando que o paciente ainda estava em fase inicial da doença.

“Uma pessoa levou a informação de que uma família no Seringal Nazaré poderia estar com hanseníase porque alguém da família já tinha feito tratamento e fizemos contato com o pessoal do Morhan, eles vieram, fomos até lá. E depois veio um dermatologista, foi feito exame, e destas pessoas que foram notificadas uma delas deu positivo”, disse o secretário.

O Acre teve, no ano passado, um aumento de 24% nos casos de hanseníase comparando com o ano anterior, segundo dados do Programa de Controle da Hanseníase, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Wagner Menezes disse que no município, quando a pessoa é diagnosticada com a doença, o caso é enviado para a capital e o estado envia a medicação e o município faz a distribuição mês a mês.

O tratamento pode durar de seis meses a dois anos.

Compartilhar