O nível do Rio Acre na manhã deste sábado, 10, apresentou 1,30 centímetros. A cota atual representa que o manancial se igualou ao menor nível já registrado na capital acreana no ano de 2016.
Infelizmente, as previsões é a de que a situação do nível do Rio Acre, prejudicando a navegação dos ribeirinhos e a possibilitando problemas no abastecimento de água na capital acreana, fique ainda pior nos próximos dias.
O grande problema é a ausência de chuvas durante o chamado verão amazônico. De acordo com a Defesa Civil, a última chuva substancial foi no último dia 3 de agosto. “A última chuva forte foi no início de agosto. O que tivemos depois, foram pequenos serenos em partes da cidade somente”, afirma Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.
Até existe uma previsão de chuva para o domingo, mas Falcão enfatiza que deve ser uma chuva leve, que não deve atingir toda a cidade e também não deve interferir no nível do Rio Acre. “Até temos a previsão de chuva para amanhã, mas é provável que seja apenas um sereno e só em alguns pontos de Rio Branco”, afirma.