Projeto Papai Noel Gay é novamente aprovado em edital da Fundação Elias Mansour

A Fundação Elias Mansour anunciou nesta terça-feira, 20, os projetos culturais aprovados pela Lei de Incentivo do estado.

Um dos projetos aprovados foi personagem de uma grande polêmica no ano passado. O Papai Noel Gay, que também foi aprovado em 2021 só que na Fundação Garibaldi Brasil, da prefeitura de Rio Branco. O projeto não foi aprovado, mas o prefeito Tião Bocalom chegou a declarar que iria barrar, caso chegasse para sua sanção. A atitude da prefeitura recebeu críticas por quem considerou a decisão como um ato de discriminação por homofobia.

O projeto já existe há mais de uma década e é composto de uma Drag Queen vestida de Papai Noel que chega à festa em um carro de luxo. Os organizadores afirmam que não se trata de uma afronta ao Papai Noel das crianças, já que a festa é realizada no período da noite, é permitidas apenas a entrada de maiores de 18 anos e ainda ocorre a arrecadação de alimentos que são doados à famílias carentes.

O projeto foi novamente apresentado por Anderson Cassidy de Viveiros Alves Montenegro e, em caso de aprovação, pode receber R$ 20 mil reais dos cofres estaduais. Resta saber como o governo do estado vai lidar com a situação.