Felipe Massa vai largar em quinto no GP de Canadá

Na sétima etapa da temporada de 2014 da Fórmula 1, pela sétima vez um carro da Mercedes largará na frente. Neste sábado, o alemão Nico Rosberg mostrou que está em um melhor momento que o seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton, e faturou a pole do GP do Canadá, no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O líder do campeonato fez a melhor volta da terceira parte do treino de classificação em 1min14s874, contra 1min14s953 do britânico.

A terceira colocação, até de forma surpreendente pelo que vinha mostrando na temporada, é do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. O atual tetracampeão da categoria fez um bom treino e cravou 1min15s548 na sua melhor volta. E se intrometeu na frente das duas Williams, que também tiveram bom desempenho neste sábado em Montreal.

Em quinto lugar com o tempo de 1min15s578, o brasileiro Felipe Massa conquistou a sua melhor posição em um grid de largada nesta temporada. Mas não o suficiente para ficar na frente de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que fez a marca de 1min15s550. No terceiro treino livre para o GP do Canadá, na manhã deste sábado, Massa já havia tido um bom desempenho com a segunda colocação.

A decepção, mais uma vez, foi a Ferrari. O espanhol Fernando Alonso ficou com a sétima colocação, com o tempo de 1min15s814, logo atrás da Red Bull do australiano Daniel Ricciardo (1min15s589). E o finlandês Kimi Raikkonen foi apenas o 10.º colocado. Entre os dois pilotos da escuderia italiana estão o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, e o inglês Jenson Button, da McLaren.

No treino oficial, depois das duas primeiras partes (Q1 e Q2) sem muitas surpresas, os pilotos iniciaram logo a briga pelas primeiras posições no Q3. A briga pela pole, entre Rosberg e Hamilton, foi ferrenha e o alemão sempre jogou pressão no inglês por fazer o melhor tempo antes. Isso fez com que Hamilton, na segunda tentativa, errasse no segundo trecho da pista e não conseguisse ficar frente do companheiro.

Mais de meio segundo atrás das Mercedes, Vettel, Bottas, Massa e Ricciardo lutavam pelas posições seguintes. O alemão surpreendeu com sua volta rápida. Na disputa interna da Williams, Massa cometeu um pequeno erro em cada uma das duas tentativas que fez e não pôde ganhar de Bottas no treino. O GP do Canadá acontece neste domingo, a partir das 15 horas (de Brasília).

Confira o grid de largada do GP do Canadá:

1.º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

2.º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

3.º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

4.º – Valtteri Bottas (FIN/Williams)

5.º – Felipe Massa (BRA/Williams)

6.º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

7.º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

8.º – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

9.º – Jenson Button (ING/McLaren)

10.º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

11.º – Nico Huelkenberg (ALE/Force India)

12.º – Kevin Magnussen (DIN/McLaren)

13.º – Sergio Perez (MEX/Force India)

14.º – Romain Grosjean (FRA/Lotus)

15.º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)

16.º – Adrian Sutil (ALE/Sauber)

17.º – Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

18.º – Max Chilton (ING/Marussia)

19.º – Jules Bianchi (FRA/Marussia)

20.º – Kamui Kobayashi (JAP/Caterham)

21.º – Marcus Ericsson (SUE/Caterham)

22.º – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)

Compartilhar