Divulgada nesta quinta-feira (27), a nova rodada do Datafolha mostrou que a diferença entre os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) continua estável a três dias da eleição. Contudo, alguns detalhes do novo levantamento chamam a atenção do eleitor para o equilíbrio da disputa.
Na análise por regiões, o destaque da nova pesquisa Datafolha é a virada de Lula na região Norte. Há uma semana, quando foi feita a última consulta, o petista tinha 46% dos votos contra 50% de seu adversário. Agora, Lula tem 48% dos votos e Bolsonaro tem 47%.
No maior colégio eleitoral do país, São Paulo, Bolsonaro tem 49% dos votos ante 43% de Lula. A margem de erro é de três pontos percentuais, o que indica um cenário de empate técnico para os dois candidatos entre os paulistas.
Do mesmo modo ocorre em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral, onde Lula está à frente, mas também pode haver empate técnico: o petista tem 48% dos votos contra 43% do atual presidente. Já no terceiro maior colégio, o Rio de Janeiro, Bolsonaro tem 51% dos votos contra 41% de Lula.
No segmento feminino do eleitorado, Lula cresceu um ponto (de 51% para 52%) e Bolsonaro caiu um ponto (de 42% para 41%). Entre os homens, os dois oscilaram negativamente: o primeiro caiu de 47% para 46% dos votos e o segundo caiu de 49% para 48%.
Na análise por faixa de renda, destaque para o crescimento de Lula entre os eleitores que ganham até dois salários-mínimos – de 57% para 61%. Nessa faixa do eleitorado, Bolsonaro caiu de 37% para 33% dos votos.
Em contrapartida, o presidente Bolsonaro teve um bom crescimento neste levantamento entre quem ganha entre 5 e 10 salários-mínimos, de 54% para 60%. Nesse grupo, Lula oscilou negativamente de 41% para 32%.