Nível do Rio Acre diminui, mas risco de enchente continua na Capital

FOTO: WHIDY MELO

O Rio Acre amanheceu nesta quinta-feira, 12, medindo 7m e 78 cm, sendo que no início da semana o manancial estava com quase 10m – uma baixa de quase 2m nos últimos dois dias. Os dados foram repassados pela Defesa Civil de Rio Branco.

Mesmo com o nível das águas abaixo da cota de alerta, o Coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, contou que a situação ainda preocupa. Segundo ele, no afluente do Rio Acre em Assis Brasil, o manancial teve um aumento de mais de 2m. “Nós conseguimos chegar na segunda com 9m e 30cm, ou seja, ele baixou 1m e 62cm. Em comparação às últimas 24 horas, subiu 2m e 40cm em Assis Brasil. O que pesa a desfavor é que somos o penúltimo município, tudo que acontece nos demais municípios vem pra cá”, comentou.

Falcão alertou também que os demais Rios do Acre vem tendo aumento significativos. Segundo ele, em três dias, o Rio Juruá aumentou 4m e se aproximou da cota de alerta na região. “E hoje ele tá com 10,30 m, sendo que a cota de alerta é de 11,80m”, declarou.

O coordenador da Defesa Civil disse ainda que a previsão para essa quinta-feira é de chuva intensa – podendo chegar a 30mm de água na cidade e causar uma enchente na capital. “Basta ter 3 dias de chuva e ele já aumenta de 3 a 4 metros. Se ele [Rio Acre] tivesse com mais de 10m ele estaria já na cota de Alerta. O risco de alagamento é iminente”, ressaltou.

Compartilhar