​Prefeitura de Xapuri assina termo de implantação de SINASE no município

O prefeito Marcinho Miranda (PSDB), assinou na manhã desta segunda-feira, 16, o termo de compromisso da implantação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) que será coordenado pela secretaria municipal de bem-estar social.

Participaram do ato de assinatura do terno o Promotor de Justiça Bernardo Fiteman Albano, o procurador de justiça Ubirajara Braga de Albuquerque, o presidente do Conselho municipal de direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) José Miranda e a secretária municipal de Bem-estar social Elisângela Horácio.

O sistema tem como objetivo ressocializar jovens infratores do município, onde serão oferecidos aos menores curso profissionalizante, oportunidade de reintegração escolar.

De acordo com o termo de compromisso a prefeitura terá até o mês de dezembro deste ano para a implantação do sistema no município.

marcionho_01

A secretária de bem-estar social Elisângela Horácio informou que até o final de julho o sistema estará à disposição dos menores infratores de Xapuri.

“O termo nos orienta a implatar o sistema até o mês de dezembro deste ano, mas já estamos trabalhando para que até o final do mês de julho o sistema já esteja a disposição dos menores, pois já contamos com um dos dois requisito solicitado pelo termo, que é a contratação de um assistente social que possa atender exclusivamente os menores, hoje á temos uma assistente para atender o sistema e a outra solicitação já estamos bem avançado na finalização da mesma, cremos que até o final de julho já tenhamos cumprido com as duas solicitações.” Destacou Elisângela.

A assistente social Joselia Azevedo estará a frente do programa juntamente com a educadora social Maria Vieira.

Para ambas o sistema é uma oportunidade para a ressocialização para os menores infratores que muitas vezes são vitimas da própria sociedade.

“O sistema vai dar de volta a estes jovens o convívio social que foi roubado pela própria sociedade.” Destacou Joselia.

Xapuri será o único município no Acre a implantar o sistema de atendimento aos menores infratores.