Pessoas ligadas ao furto de fios e cabos da rede elétrica em Rio Branco mudaram de estratégia na tentativa de enganar a polícia. Antes, moradores em situação de rua, que têm encabeçado esse tipo de crime, vendiam o cobre retirado aos sucatões clandestinos na cidade, alguns criados apenas para este fim. Agora, traficantes de droga entraram no negócio e atuam como ‘atravessadores’.
Segundo a polícia, eles compram o produto dos ladrões e repassam para os donos de sucatões em grande quantidade. Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil já estão atentas à nova tática já comprovada, com a prisão de pelo menos 8 traficantes.
Com um único traficante, a polícia chegou a apreender mais de 100 quilos de cobre oriundo dos furtos de fios furtados. Antes das forças de segurança fechar em o cerco e declarar guerra aos ladrões e receptadores, raramente um deles se envolviam com esse tipo de negócio. A polícia reconhece que com a participação dos traficantes fica mais difícil trabalhar.
Além das drogas e outros derivados, os traficantes tinham em casa o produto (cobre retirado dos fios) já pronto para entregar ao comprador. Dois deles confessaram que com a compra dos fios o faturamento aumentou em torno de 20%. Com a entrada dos traficantes, fica mais fácil para os ladrões, que na realidade cometem o crime com objetivo único de comprar a droga.