Zezinho Barbary pede solução para os embargos do IBAMA no Acre

O deputado Zezinho Barbary (PP) manifestou preocupação, mais uma vez na Câmara, com a questão dos embargos ambientais no Acre e demais estados da Amazônia. Segundo o parlamentar, é visível o desespero dos produtores rurais diante da demora para encontrar uma solução para os embargos em propriedades que passaram por desmatamento pós 2008.

De acordo com o parlamentar, a política ambiental que está sendo aplicada da forma como ocorreu pelo Governo Federal inviabiliza a economia do Estado do Acre. “É dever cumprir a legislação ambiental brasileira, no entanto, é preciso encontrar meios para resolver o impasse e o produtor rural não pode ser considerado vilão” – disse.

Na semana passada, o deputado Zezinho Barbary participou de uma audiência pública das bancadas dos sete estados da região Norte com o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. Na ocasião, o parlamentar acreano fez coro a uma revisão no tipo de abordagem do órgão aos produtores, agricultores e pecuaristas.

Agostinho disse entender a preocupação dos senadores e deputados federais, mas deixou claro que o IBAMA vai agir no rigor da lei para frear o desmatamento recorrente que atinge este primeiro trimestre do ano.

“É muito decepcionante mais uma vez participarmos do nível de uma audiência com essa, onde havia senadores, deputados, governadores e prefeitos e ouvirmos do presidente do IBAMA o que a gente ouviu. È vergonhoso e desumano ver o tratamento e a maneira como o Ibama está fazendo suas ações no Acre” – disse Zezinho.

Há uma reunião entre a bancada do Norte, Rodrigo Agostinho e a ministra do Meio ambiente, Marina Silva, agendada para o dia 30 deste mês. Na ocasião, serão levadas as propostas discutidas na audiência pública, em busca de solução para os conflitos na região.

Compartilhar