Memorial dos Autonomistas é revitalizado após investimento de R$ 219 mil

Em solenidade realizada no fim da tarde desta sexta-feira, 16, sem a presença do governador Gladson Cameli, a Fundação Elias Mansour (FEM) realizou a entrega da revitalização do Memorial dos Autonomistas e Teatro Hélio Melo, no centro de Río Branco.

Segundo a gestão estadual, foram investidos na obra de revitalização, cerca de R$ 219 mil – oriundos de recursos próprios do Estado. O presidente da FEM, Minoru Kimpara, garantiu que o trabalho é um pedido do governador Gladson Cameli. “Ao cuidar dos espaços, estamos cuidando da história do povo acreano. Não adianta ter o espaço aberto, é preciso que a população tenha acesso e a população possa usufruir dos espaços. Por isso, estamos criando uma agenda cultural. Sou feliz pela equipe que tenho”, declarou.

Representando Gladson Cameli, o secretário de governo, Alysson Bestene, disse que o chefe do executivo tem vontade de mostrar ao povo que o Acre é do povo acreano. “Fico honrado em fazer parte da equipe ao resgatar a história e também com o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, destacou.

Integrante do movimento dos autonomistas, o ex-deputado federal, Osmir Lima, fez um discurso emocionante relembrando a história do Acre e criticou a falta de valorização da União em desenvolver o Acre. “É uma alegria e uma honra fazer parte do movimento dos autonomistas e porque? Por conta da economia. Queriam criar um estado do Juruá, esse foi o pontapé inicial, visto o movimento de angústia, havia oposição, havia, mas, a nação foi ingrata ao Estado do Acre, não criaram uma estrada para nos locomover, criaram a Zona Franca e outras coisas e para nós nada. Fiz um projeto para anular o tratado de Petrópolis, como protesto. Nós temos orgulho de ser acreanos”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), enalteceu o trabalho do governo em valorizar a história do Acre. “Graças a Deus o Acre está em boas mãos e tem entre os poderes o trabalho em harmonia. Com isso, vejo o Acre crescendo”, disse.

Estiveram na entrega da obra, o deputado federal Ulysses Araújo, o secretário de governo, Alysson Bestene, o Corregedor-geral do Ministério Público, Oswaldo de Albuquerque, a ex-governadora do Acre, Iolanda Lima e demais autoridades.

Compartilhar