A chapa quente pelo comando do Republicanos no Acre

O clima anda quente dentro do REPUBLICANOS, entre os deputados federais do partido, Antônia Lúcia e o presidente Roberto Duarte. Ela descartou ontem a aliança anunciada por Duarte do REPUBLICANOS com o PL. “Jamais o REPUBLICANOS vai se aliar com o PL, se tiver que se aliar na eleição municipal será com o MDB, de quem somos amigos”, disse ontem Lúcia ao BLOG, desmentindo Duarte. Antônia Lúcia ainda fez ironia com o aliado de Duarte, senador Márcio Bittar, que tem o domínio do PL, no estado. “Qual é a força do Márcio? Sua votação foi pífia para governador na última eleição, menos de 5 mil votos”. Sobre uma eventual candidatura sua para prefeita de Rio Branco, o deputado Roberto Duarte (REPUBLICANOS) não tem força política para impedir, disse ela. Pelo visto, a anunciada aliança entre REPUBLICANOS-PL-União Brasil já nasce estraçalhada e sem consenso partidário. Se prepare para novos capítulos entre os deputados federais Antônia Lúcia e Roberto Duarte pelo comando do partido. Antônia Lúcia não é de fugir de uma briga política.

REI MORTO, REI POSTO!

A FOLHA DE SÃO PAULO trouxe uma matéria que lideranças evangélicas donas de canais de televisão estão fazendo fila para conversar com o governo Lula. Nada estranho. Todas dependem das verbas publicitárias do governo. E, com a derrota e a inelegibilidade do Bolsonaro, vigora o velho ditado: Rei morto, Rei posto!

DERROTA ACACHAPANTE

O ex-presidente Bolsonaro não aprendeu que na política tem o seu tempo de agir. Deveria estar recolhido. Mas foi tomar a frente do movimento para derrubar a Reforma Tributária, e foi para o seu colo a derrota fragorosa do seu grupo que era contra. Foi uma caçambada de votos a favor no primeiro e no segundo turno. E saiu como o grande derrotado.

CONVERSA DEMORADA

O presidente do MDB, Flaviano Melo, promete uma conversa demorada com o senador Sérgio Petecão (PSD), para que os dois partidos marchem juntos, mesmo se o Marcus Alexandre optar por se filiar no MDB. Na política não duvido de nada. Se a aliança acontecer não vai me surpreender.

NUNCA ME APETECEU

Com mais de 40 anos de jornalismo político, nunca me apeteceu participar de uma disputa de prêmio jornalístico, como esse criado no governo do Gladson. Por um simples motivo: como o tema é sobre uma ação governista, você já entra tendo que elogiar o governo.E será o vencedor quem fizer o melhor elogio. Prefiro continuar na minha independência de escrever sobre o tema que bem entender. Nada contra quem participa.

LIBERDADE TOTAL

Um aliado do ex-prefeito Marcus Alexandre revelou ontem ao BLOG que, o que mais o seduziu para entrar no MDB foi a direção regional ter lhe dado liberdade total para montar sua campanha.

CONVERSA DE TRANCOSO

Encaro como conversa de trancoso, quando vejo membros do PP atacar o PCdoB e o PT, como sendo párias políticas. Na prática, não é bem assim. Em Cruzeiro do Sul, o PT e o PCdoB estiveram na coligação que elegeu o prefeito Zequinha (PP). E, inclusive, ambos partidos participam da gestão em cargos importantes na prefeitura do município. Na política, não tem partido puro. Tudo é conveniência.

FOCO É FEDERAL

O foco da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, é disputar em 2026 um mandato de deputada federal. Daí porque fazer a sua sucessora é um passo importante. Se não conseguir, fica fora do poder e sua caminhada ficaria bem mais difícil.

UMA CORREÇÃO

O ex-presidente do PT, Cesário Braga, mandou uma postagem lembrando que o PT terá candidata a prefeita em Brasiléia, a vereadora Marinete Mesquita (PT). Neste caso, até o momento já temos três nomes anunciados, como postulantes: Suly Guimarães (candidata da prefeita e ainda sem partido), Joelso Pontes (PP) e Marinete Aquino (PT). A ex-prefeita Leila Galvão (MDB) ainda não disse se será ou não candidata.

SÓ DEPOIS

Me baseio em fatos passados. Só vou acreditar que o governador Gladson já escolheu e definiu para valer o seu candidato a prefeito de Rio Branco, quando ver a candidatura anunciada por ele registrada no Tribunal Regional Eleitoral. Enquanto não ver vou ficar sempre com um pé atrás neste debate.

CABEÇA DURA

O prefeito Tião Bocalom é um cabeça dura. Com toda a montagem de um cenário no PP, para inflar a candidatura a prefeito do Alysson Bestene; ele ainda crê que poderá ser o candidato do partido. Acorda, Bocalom! Há todo um esquema montado para não lhe dar legenda no PP. Está com uma venda nos olhos?

TRATE URGENTE

Trate urgente de ir amadurecendo a ideia de disputar a eleição por outro partido que não seja o PP. Esqueça uma decisão de cima para baixo.

DESSE JEITO O BOI NÃO DANÇA

A quase muda política vice-governadora Mailza Assis – deveria aproveitar o generoso espaço que está tendo do governador, para projetar o seu perfil no seio da população. Mas o que se vê é ela trancada em copas e falando restrita nas solenidade que representa o governador Gladson. Deveria estar dando várias entrevistas. Desse jeito o boi não dança!

SALTO POPULAR

A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes, se conseguir em Brasília – como tenta – recursos para a conclusão das obras paralisadas Praça da Juventude e Creche escolar, ela dará um salto popular na sua gestão.

NÃO ESTÁ PARADO

Você tem todo direito de não gostar do prefeito Tião Bocalom por algum motivo, mas não se pode desconhecer e nem desmerecer que, a prefeitura está aproveitando bem o verão, com várias obras pela cidade. E indo na periferia, que onde estão os votos.

NÃO GOSTOU, MAS ENGOLIU

Uma boa fonte petista revelou ao BLOG não ter o ex-senador Jorge Viana ficado contente com a decisão do Marcus Alexandre de não disputar a PMRB pelo PT. Mas, como era fato irreversível, ele teve de engolir seco.

JUNTAR COM ALAN

A tendência natural do deputado Emerson Jarude – está com carta de liberação do MDB- será ficar no partido que o senador e aliado Alan Rick (UB) estiver. Não se sabe para qual partido irá o Alan, já que anunciou a saída do União Brasil.

LULOU

E, como o União Brasil lulou – ganhou o ministério do Turismo para aderir a base do governo Lula – ficaria imprensada a posição do senador Alan Rick, declaradamente bolsonarista, no partido.

NÃO FALA NADA

O senador Sérgio Petecão (PSD) resolveu falar sobre qual será seu rumo político na eleição municipal, somente depois do ex-prefeito Marcus Alexandre anunciar que partido vai se filiar. Até lá vai ficar na expectativa.

CORRENDO CAMPO

O Marcus Alexandre tem aproveitado os finais de semana para fazer visitas aos bairros. É especialista no corpo a corpo da política.

QUADRO REAL

Leio no ac24horas que mais da metade da população que trabalha em Rio Branco, não tem carteira assinada. Some-se a isso a legião dos desempregados, os que vivem na pobreza, e teremos o quadro real do nosso Acre. E isso vem de décadas.

DEIXEM DE BRINCADEIRAS

A GOL e a LATAM estão com previsão de retornar com voos diurnos ao Acre. É apenas uma hipótese. Agora, por favor, sem brincadeira de ficar dizendo que se isso ocorrer é graça às ações da bancada federal do Acre. Se acontecer, é por uma medida de mercado. A influência da bancada federal nisso seria zero. Deixem de brincadeiras. Não estão falando para tapados.

FRASE MARCANTE

“As pessoas que falam muito mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades”. Millôr Fernandes, jornalista.