A jornalista Silvânia Pinheiro lançou na sexta-feira, 11 no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco, o livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade”, uma obra fruto de sua pesquisa acadêmica do mestrado em Letras: Linguagem Identidade, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e tem como recorte o município de Sena Madureira.
O lançamento contou com a presença de algumas autoridades de Estado, como o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o secretário de governo, Alysson Bestene, a secretária extraordinária dos povos indígenas, Francisca Arara, lideranças indígenas, amigos e familiares da jornalista.
O livro realiza uma abordagem crítica e sensível sobre a vivência indígena nas sociedades urbanas, tendo em vista que a presença dos povos originários nas cidades tem sido um tema cada vez mais abordado pelo discurso midiático contemporâneo.
Pinheiro destaca que a mídia desempenha um papel fundamental na construção das percepções e estereótipos sobre os povos indígenas, que se refletem em preconceitos, simplificações e desinformação. “Revelamos os desafios enfrentados por essas comunidades, ao mesmo tempo em que apontamos para a importância de valorizar sua cultura e promover a inclusão social”, declarou.
Acreana de Sena Madureira, Silvânia é mestre em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e especialista em Assessoria de Imprensa e Marketing Político. (Fotos Neto Lucena)