A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que levará o nome do radialista e cantor Franco Silva, foi uma indicação do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Astério Moreira ((PEN). “Fiquei muito feliz quando o governador Tiao Viana e o prefeito Marcus Alexandre (PT) aceitaram a indicação”, disse Asterio.
Segundo ele, Franco Silva merece a homenagem. “Era um profissional muito competente e responsável, mas acima de tudo uma pessoa muito humana, que gostava de ajudar as pessoas. A homenagem é merecida”, lembrou, ressaltando que toda a Baixada do Sol estará sendo homenageada, já que o radialista residia lá.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva será inaugurada nesta quinta-feira, 3, e atenderá 18 bairros da capital – o que corresponde 75 mil moradores, 20% da população. A solenidade de entrega vai contar com a presença do governador Sebastião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Viana.
QUEM FOI FRANCO SILVA?
Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido como Franco Silva, nasceu em 11 de fevereiro de 1961, em Epitaciolândia, no Acre. Filho de Cícero de Sousa da Silva e Albertina Margarida Ferreira da Silva. Franco Silva veio morar em Rio Branco, aos 17 anos de idade, em busca de estudo e trabalho para ajudar no sustento dos seis irmãos e da mãe – o pai havia falecido um ano antes. Na capital, terminou o ensino médio com habilitação em Contabilidade. Trabalhou como vendedor e gerente de loja. Amante da música, Franco gravou o primeiro compacto aos 23 anos.
Com a gravação do compacto de músicas, Franco Silva trouxe os irmãos e a mãe para morar com ele na capital. Em 1988, entrou para o quadro de servidores efetivos do Estado do Acre como radialista da Rádio Difusora Acreana, onde cantava e apresentava o programa “Forró, Cidade, Sertão”. Além da carreira pública, Franco era um entusiasta e empreendedor da música. Em 1994, montou um espaço de dança chamado “Forró Rabo de Saia”, na região da Baixada da Sobral, na capital acreana.
Franco Silva fez faculdade de Gestão Pública, e tinha um reconhecido trabalho junto à sua comunidade. Foi candidato oito vezes a vereador de Rio Branco e a deputado estadual, sendo eleito suplente de deputado estadual e de vereador da capital. Franco Silva faleceu aos 49 anos, em 12 de fevereiro de 2010.