O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31 (horário de Brasília) desta terça-feira, 15, mas ainda não divulgaram a causa do incidente que afetou 25 dos 26 estados e o Distrito Federal. Apenas Roraima, que é desconectado da rede nacional integrada, não sofreu com o incidente.
LEIA TAMBÉM: Apagão atingiu o Acre e mais estados do país
Ainda de acordo com nota do ONS, o apagão envolveu uma “ação controlada” – ou seja, proposital – para evitar que o problema na rede se espalhasse. Até às 10h22, segundo o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento de energia já tinha sido normalizado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; 27% da carga tinha sido recomposta na região Norte; e 68% tinha sido recomposto no Nordeste.
De acordo com a explicação do órgão, uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado. Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.
“Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, diz o ONS.
Ainda de acordo com o órgão, dos 16 mil megawatts (MW) interrompidos, 7 mil MW já tinham sido recompostos até às 10h09.
Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, determinou a criação de uma “sala de situação” para monitorar o caso.
Considerado o maior apagão no país desde 2009, o blecaute provocou caos em vários sistemas, como nos transportes, com o desligamento de semáforos e impacto em metrôs nas grandes cidades, falta de água, dificuldades no atendimento médico e hospitalar, entre outros.
Nota da Energisa – AC
A Energisa esclarece que o fornecimento de energia foi totalmente recomposto no Acre, às 10h10.
A interrupção foi ocasionada por um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em todo país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.
Solicitamos divulgação para a população, a fim de se evitar a propagação de fake news.