Quem passa pela Avenida Ceará, na altura da rotatória da AABB, na capital acreana, desde a tarde dessa sexta-feira, 17, é surpreendido com várias bandeiras brancas fixadas no chão.
O motivo é nobre e tenta chamar atenção de quem passa pelo local para os cuidados e atitudes conscientes no trânsito. As 72 bandeiras brancas representam as vidas perdidas no trânsito do Acre este ano, sejam em rodovias federais, estaduais e em perímetros urbanos.
O espaço montado pelo Detran é referente ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito que acontece, anualmente, a cada terceiro domingo de novembro.
O objetivo do Departamento Estadual de Trânsito é despertar em todos os que fazem parte do trânsito, sejam motoristas, ciclistas ou pedestres, a consciência de que a maioria dos acidentes são possíveis de evitar tomando medidas simples, mas extremamente eficazes.
“Nosso objetivo é que as pessoas entendam que a maioria dos acidentes é causado por distrações como aquela olhadinha no celular, uma ultrapassagem em lugar que não é permitido, o avanço no sinal e a falta do cinto de segurança. Como estamos dizendo na campanha, não são apenas números, são vidas perdidas, são famílias que choram por seus entes queridos. Se todo mundo fizer a sua parte, não há dúvida de que salvaremos muitas vidas”, afirma Taynara Martins, presidente do Detran.